Feitura de Santo: Tudo o que você precisa saber
Julio Roberte, historiador especializado em história do Rio de Janeiro, traz um tema que certamente vai agradar a todos: a feitura de Santo. Neste blog, vamos explorar todos os aspectos dessa prática dentro da religiosidade africana, como o Candomblé e a Umbanda.
O que é a feitura de Santo?
A feitura de Santo é a parte mais importante da religiosidade africana, especialmente do Candomblé. É importante ressaltar que não deve ser tratado como algo corriqueiro, pois é um processo delicado e não é para todos. Nem todas as pessoas que entram no Candomblé precisam passar por esse ritual.
Infelizmente, muitas casas não seguem a tradição e realizam de forma convincente. É essencial ter cuidado com falsos pais-de-santo e babalorixás. Recomenda-se procurar casas de raiz, que seguem a tradição, para evitar decepções e problemas no futuro.
Quando e por que acontece a feitura?
A feitura acontece quando há uma necessidade espiritual. Pode ser para auxiliar no tratamento de doenças ou quando uma pessoa nasce com o dom e a carga de zelador de Santo. O jogo de búzios é uma forma de descobrir se é necessário, pois existem caídas específicas que indicam essa necessidade.
Além disso, uma pessoa pode “bolar” para o santo, o que significa que o Orixá foi escolhido para a feitura. Nesse caso, a pessoa é recolhida e entra direto para o Sabaji (salão onde ocorre a feitura de Santo). É muito importante para que vocês entendam que uma situação de feitura não pode ser por vaidade, tem que ser por necessidade.
Feitura de Santo em diferentes nações
Existem diferenças significativas entre as nações Ketu e Jeje. Na nação Ketu, a pessoa tem a oportunidade de se preparar para a feitura, comprando itens e se organizando financeiramente. Já na nação Jeje, quando uma pessoa “bola” em uma árvore sagrada do Orixá, ela é recolhida imediatamente e aguarda a chegada de mais duas pessoas para completar o barco de feitura.
É um assunto extenso, e este blog foi apenas a primeira parte. Fique ligado para as próximas partes deste tema tão importante na religiosidade afro-brasileira.
Como proceder?
Então se recolhe a pessoa, leva ao Sabagi, e vai esperando os demais cairem. Mais dois para completar 3, porque o barco de jejê é 3, 5, 7, sempre número ímpar e nunca hum. Caiu uma pessoa, tem que entrar pelo menos mais duas. No decorrer dos dias pode cair mais duas pessoas e fechar o barco para as obrigações de feitura. No jêje não tem essa preparação como no Ketu, no Jejê a pessoa acaba sendo pega de surpresa.
A família da pessoa que “bolou” é que vai dar o direcionamento junto com o zelador(a) de Santo. Mas se não aparecer o barco dentro de algum período, e não cair mais ninguém? O zelador(a) terá que suspender aquele Vodun e dar satisfação a ele. Informar ao Orixá/vodun que não houve quedas para se formar um barco, e suspender a pessoa. Contudo, é muito difícil acontecer de uma pessoa cair e não completar o barco. Completa às vezes com sete pessoas as vezes completa com 9 pessoas, e se tem bastante trabalho.

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